MÚSICA E CULTURA BRASILEIRA é um projeto de ensino, difusão e valorização da música brasileira, desde as suas raízes e sua conexão com a história e origens da música no mundo. Com a necessidade de um espaço virtual que reunisse em um só ambiente as mais variadas informações sobre música, história, ritmos e tradições do Brasil, desde os primórdios de seu território, este site foi criado com o objetivo de compartilhar essas informações através de seus cursos, workshops e apresentações musicais com os alunos e músicos, mestres e artistas convidados.

Como escola, tem o objetivo de incentivar o estudo da música através de suas raízes e que o ensino seja, além de educativo, descontraído, estimulante, interativo, integrado a outras artes, e direcionado, principalmente, para iniciantes, e não somente para brasileiros como para estrangeiros que quiserem entrar no universo da música, língua e cultura do Brasil.

O programa da escola é único e criado por Catarina Bastos Daniel, autora da escola, como resultado de suas pesquisas e de sua experiência tanto como música como professora, principalmente com o seu curso para estrangeiros “Português se Aprende Cantando!”, realizado no Instituto de Cultura Brasil Colômbia (IBRACO), em Bogotá, de 2013 a 2015, onde viveu e uniu, em um só curso, o ensino do idioma através da música brasileira e da prática do canto popular, da poesia e danças tradicionais do Brasil.

Desde o surgimento da escola, esta vêm recebendo o apoio de instituições culturais, artistas, músicos, pesquisadores, mestres de cultura popular, entre outros, de Brasília e de outras partes do Brasil e do mundo, contribuindo para a sua realização.

Assim, que este projeto seja capaz de unir a todos através da música fortalecendo saberes, experiências, vivências, desde a música ancestral, tradicional e suas origens, a um mundo melhor!

De pouco a pouco vamos incluir mais tópicos, mídias, um espaço para poesias, e muito mais!!

A Autora

Música, compositora, poeta e pesquisadora de música e tradições do Brasil e do mundo, CATARINA BASTOS DANIEL, iniciou-se na música como autodidata aos 10 anos de idade, estudando em seguida piano clássico, e aos 12 anos violão popular, passando pelas principais escolas de música de Brasília, sua cidade natal.

Além de piano, violão e oficinas de percussão, estudou Técnicas de Canto Popular, de 2005 a 2008, junto a um programa de estudo sobre a História da Música Brasileira, na escola Tupiniquimusical, recém-inaugurada na época por professores da Escola de Música de Brasília e da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, em Brasília.

Ao mesmo tempo em que estudava música, estudou também Antropologia na Universidade de Brasília, focando seus estudos na Etnomusicologia, e recém-formada viveu na Colômbia, entre 2009 e 2023, conhecendo de perto a cultura e a música desse país e sua relação com ritmos e tradições do Brasil e de outras partes do mundo, enriquecendo seus conhecimentos e experiências no mundo da música, e lá se apresentava frequentemente em ambientes brasileiros, em vários formatos e grupos, e dava aulas de canto popular para estrangeiros através da música brasileira com o seu curso PORTUGUÊS SE APRENDE CANTANDO.

De volta ao Brasil, foi professora da ESCOLA BRASILEIRA DE CHORO RAPHAEL RABELLO, em Brasília, de 2016 a 2019, dando aulas de violão para crianças e uma disciplina que criou, teórica e prática, de história da música brasileira e suas tradições, MÚSICA E CULTURA POPULAR BRASILEIRA, junto a práticas de canto popular, para adultos, fazendo apresentações com os alunos no CLUBE DO CHORO.

Catarina. Agosto, 2014. Foto de Juan Gabriel Soler
No litoral do caribe na Colômbia, aprendeu GAITAS COLOMBIANAS (uma espécie de flauta com elementos indígenas e afro-colombianos), instrumento no qual vem tocando em vários formatos, além do tradicional, entre eles com DJs e outros instrumentistas.

Em 2017, criou o projeto e escola, MÚSICA E CULTURA BRASILEIRA, desde onde realiza seus cursos de canto, violão, história da música e tradições do Brasil, entre outros cursos e workshops com músicos, mestres de cultura popular e artistas convidados.

Além de intérprete e docente, compõe e escreve poesia, com inspiração na natureza e seus símbolos, as crianças, a música clássica, e os ritmos tradicionais do Brasil e do mundo, com o foco na música chinesa antiga, indígena e do campo, da América Latina.

Entre suas composições, “Canoeiro” foi selecionada pelo FESTIVAL DA RÁDIO NACIONAL, em 2019, onde cantou e deu entrevistas falando sobre o seus trabalhos, sendo transmitida a sua música durante um mês na programação da rádio.

Em 2020, foi uma das ganhadoras do PRÊMIO FAC CULTURA BRASÍLIA 2020 na categoria PATRIMÔNIO IMATERIAL, por seus trabalhos realizados pela escola, e, embora, docente há mais de dez anos, atualmente é estudante do último período de LICENCIATURA EM MÚSICA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

SAIBA MAIS SOBRE OS SEUS TRABALHOS AQUI

GALERIA DE FOTOS

Veja as fotos de alguns cursos e eventos realizados por Catarina

Pin It on Pinterest